PPP-PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO


 

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico deve ser realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, levando em consideração os dados de matrícula, e outras informações específicas da escola.

A partir disso, o PPP deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.

Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve ser atualizado no início de todo ano letivo e consultado periodicamente para garantir que seja colocado em prática. É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar.

Por isso, o PPP deve ser flexível para se adaptar às necessidades dos alunos e auxiliar a instituição a tomar decisões estratégicas para aprimorar seu trabalho.

Quem faz o PPP?

Por ser um documento abrangente e que afeta todos os setores da instituição de ensino, o Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado coletivamente para garantir sua eficiência. 

Cada escola elabora o PPP de uma maneira diferente, não existe uma fórmula. Assim, algumas instituições preferem criar um conselho deliberativo para elaborar o documento, enquanto outras optam pela realização de plenárias. 

Não existe uma fórmula pronta que funciona para todas as escolas, mas para garantir a eficiência do PPP é preciso dar voz a todos os envolvidos no dia a dia da gestão escolar. Porém, é importante definir uma pessoa responsável pela versão final do projeto, geralmente o diretor escolar.

O que deve constar no Projeto Político Pedagógico?

O PPP deve conter as informações principais de identificação da escola, assim como os métodos de ensino e avaliação. Lembre-se que o documento será usado para realizar uma avaliação geral da educação na escola e as etapas que serão seguidas durante o ano letivo.

Os principais assuntos que devem estar presentes no PPP são:

  • Missão da escola;

  • Contexto da instituição;

  • Projeto pedagógico;

  • Currículo escolar;

  • Forma de avaliação;

  • Composição do corpo docente e administrativo;

  • Composição do conselho de pais e mestres;

  • Planos de ação específicos;

  • Método de ensino;

  • Modelo pedagógico da escola.

É importante destacar que o PPP deve ser usado como um guia para as atividades da instituição, ou seja, precisa ser adaptável a imprevistos e elaborado de acordo com as necessidades de cada escola.

 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato