Escola de Tempo Integral de Atividades Integradas.
osvaldinovs@gmail.com
Quando se
fala em escola de tempo integral, as pessoas imaginam o funcionamento do Centro
Educacional Carneiro Ribeiro/Escola Parque construÃda por AnÃsio Teixeira, também
recorrem à s memórias dos CIEPS, escolas construÃdas por Darci Ribeiro no
Governo de Brizola, inspirada no projeto do baiano AnÃsio Teixeira. Porém hoje,
as escolas nessa modalidade de ensino devem ofertar um ensino de qualidade,
visando o desenvolvimento do homem
integral, no qual preconizava a cultura grega.
Dentro dessa perspectiva, os gestores públicos
e segmentos da impressa enxergam o alto custo e a ausência de recursos
orçamentários para construção e manutenção dessas escolas, como um forte obstáculo
para implementação desse modelo e ensino.
Diante dos
óbices orçamentários, no atual cenário de uma sociedade marcada pelo impacto
das tecnologias da comunicação e da informação, é necessário o uso de muita
criatividade para implementar essas práticas pedagógicas integradas,
valorizando e utilizando os equipamentos disponÃveis nos bairros e nas cidades.
A
apropriação dos equipamentos disponÃveis na comunidade por partes das escolas,
tem sido uma prática inovadora e até
revolucionária, porque assegura a implementação das práticas pedagógicas contextualizadas com as demandas sociais ,
colocando em prática a concepção de Anisio Teixeira e outros teóricos da
educação que discutem sobre a escola de tempo integral, de atividades
integradas. Tais práticas pedagógicas integradas se encontram em curso em
alguns espaços, como exemplo da escola da ponte em Portugal, e aqui no Brasil,
em estados e municÃpios com gestores e
comunidades escolares comprometidas com a qualidade do ensino público,
resultando na elevação dos Ãndices de avaliação das suas escolas,
principalmente do IDEB, como exemplo as escolas do MunicÃpio de LicÃnio de Almeida, aqui no
estado da Bahia.
É importante
mencionar que a escola pública só se fortalece se houver participação dos
atores da comunidade em todos os
segmentos das escolas, compreendendo
reuniões de pais e mestres, eventos, o colegiado e outros. E esta
relação de todos os atores envolvidos com as atividades da escola pública cria
um espaço de discussão com objetivos de aprimorar a qualidade do ensino público
como o fortalecimento da Cidadania e consolidação da democracia.
Osvaldino
Vieira de Santana