Escola de Tempo Integral de Atividades Integradas.

 

  


Escola de Tempo Integral de Atividades Integradas.


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Quando se fala em escola de tempo integral, as pessoas imaginam o funcionamento do Centro Educacional Carneiro Ribeiro/Escola Parque construída por Anísio Teixeira, também recorrem às memórias dos CIEPS, escolas construídas por Darci Ribeiro no Governo de Brizola, inspirada no projeto do baiano Anísio Teixeira. Porém hoje, as escolas nessa modalidade de ensino devem ofertar um ensino de qualidade, visando  o desenvolvimento do homem integral, no qual preconizava a cultura grega.

 

 Dentro dessa perspectiva, os gestores públicos e segmentos da impressa enxergam o alto custo e a ausência de recursos orçamentários para construção e manutenção dessas escolas, como um forte obstáculo para implementação desse modelo e ensino.

Diante dos óbices orçamentários, no atual cenário de uma sociedade marcada pelo impacto das tecnologias da comunicação e da informação, é necessário o uso de muita criatividade para implementar essas práticas pedagógicas integradas, valorizando e utilizando os equipamentos disponíveis nos bairros e nas cidades.

A apropriação dos equipamentos disponíveis na comunidade por partes das escolas, tem sido uma   prática inovadora e até revolucionária, porque assegura a implementação das práticas pedagógicas  contextualizadas com as demandas sociais , colocando em prática a concepção de Anisio Teixeira e outros teóricos da educação que discutem sobre a escola de tempo integral, de atividades integradas. Tais práticas pedagógicas integradas se encontram em curso em alguns espaços, como exemplo da escola da ponte em Portugal, e aqui no Brasil, em estados e municípios  com gestores e comunidades escolares comprometidas com a qualidade do ensino público, resultando na elevação dos índices de avaliação das suas escolas, principalmente do IDEB, como exemplo as escolas do  Município de Licínio de Almeida, aqui no estado da Bahia.

É importante mencionar que a escola pública só se fortalece se houver participação dos atores da comunidade  em todos os segmentos das escolas, compreendendo  reuniões de pais e mestres, eventos, o colegiado e outros. E esta relação de todos os atores envolvidos com as atividades da escola pública cria um espaço de discussão com objetivos de aprimorar a qualidade do ensino público como o fortalecimento da Cidadania e consolidação da democracia.

Osvaldino Vieira de Santana

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