A Importância das Reuniões de Concertações, nas Atividades de Educação Integral.
osvaldinovs@gmail.com
Diante do cenário desolador que estamos vivendo hoje, em
nosso País, patrocinado por um governo negacionista que obstrui todas as
medidas no campo dos avanços sociais, o segmento da educação e da pesquisa é o
mais impactado. Fico imaginando se o Anísio Teixeira estivesse ainda vivendo
entre nós, que faria com relação a essa onda nazi fascista? Quais as
estratégias ele recorreria para o enfrentamento dos inúmeros desafios no campo
da Educação Pública?
É fato que a implementação da concepção de educação
Anisiana, requer um redimensionamento de recursos para a edificação de
estruturas e equipamentos, objetivando atender aos modelos das Escolas de
Educação Integral.
No período que Anísio idealizou a Escola Parque, em Salvador, no ano de 1950, existia a escassez de recurso orçamentário, fato que impossibilitou que esse modelo de escola fosse replicado Brasil afora. Neste período, o Brasil atravessava uma total dependência de recursos externos para financiamento de projetos estruturantes no setor industrial e elétrico, sem contar que o investimento em educação pública não era prioridade de governo. Situação que continua no governo atual, que adota posturas enaltecendo o Anti-intelectualismo, anticiência e desmonta, a cada dia, pequenas conquistas asseguradas na Constituição de 1988.
Retomando aos meus questionamentos no início do texto, ouso
imaginar que Anísio não se curvaria diante de desmanches na estrutura pública
de educação, e, abriria um diálogo direto com a população no que tange a
salvaguardar as conquistas do segmento educacional público.
Imagino que Anísio recorreria às reuniões de Concertações
dentro das comunidades escolares, isso mesmo, Concertações com c, porque
consertar, com s, se faz todos os dias, por exemplo: consertar o carro, o
furgão, o ar condicionado... já o termo "Concertação", significa
conciliação, acordo, entendimento, harmonia, concórdia....
Imagino que Anísio recorreria às reuniões de Concertações dentro das comunidades escolares e envolveria todos atores responsáveis pelo funcionamento das escolas públicas, atores da comunidade interna, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, colaboradores... e os atores externos, Prefeito, Vereador, lideranças religiosas (não fanáticas), representação de associações, conselho tutelar, ministério público, liga de esportes...
A reunião com esses atores, representando diferentes
espectros da sociedade, teria como objetivo a criação de entendimentos, visando
a valorização do território, possibilitando o uso de espaços, equipamentos
públicos não governamentais e privados, tudo dentro de um planejamento acordado
pelas partes envolvidas e comprometidas com o projeto maior, que a visão de
elevar a qualidade do ensino público.
Vale ressaltar, que nas décadas de 40 e 50, períodos da idealizada inauguração da primeira escola modelo, não existia essas estruturas e equipamentos disponíveis hoje nos territórios, razão porque faço essa provocação, no intuito de chamar atenção dos atores comprometidos com a temática da educação pública, sobre a necessidade de um debate mais profundo, contextualizando novos desafios, como também novas possibilidades.
Salvado/Ba, 07 de Junho 2021.
Osvaldino Vieira de Santana