Escola de Tempo Integral de Atividades
Integradas.
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Quando
se fala em escola de tempo integral, as pessoas imaginam o funcionamento do
Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) construÃda por AnÃsio
Teixeira, assim como, recorrem à s memórias dos CIEPS, escolas construÃdas por
Darci Ribeiro, no Governo de Brizola, inspiradas, no projeto do baiano AnÃsio
Teixeira. Hoje as escolas, nessa modalidade de ensino, também devem ofertar um
ensino de qualidade, visando o desenvolvimento do homem de forma integral, no
qual preconizava a cultura grega.
Dentro dessa perspectiva, os gestores públicos
e segmentos da impressa enxergam o alto custo e a ausência de recursos
orçamentários para construção e manutenção dessas escolas, como um forte
obstáculo para implementação desse modelo e ensino.
Diante
dos óbices orçamentários, no atual cenário de uma sociedade marcada pelo
impacto das tecnologias da comunicação e da informação, é necessário o uso de
muita criatividade para implementar essas práticas pedagógicas integradas,
valorizando e utilizando os equipamentos disponÃveis nos bairros e nas cidades.
A
apropriação dos equipamentos disponÃveis na comunidade por partes das escolas,
tem sido uma prática inovadora e até
revolucionária, porque assegura a implementação das práticas pedagógicas
contextualizadas com as demandas sociais, colocando em prática a concepção de
Anisio Teixeira e outros teóricos da educação que discutem sobre a escola de
tempo integral, de atividades integradas. Tais práticas pedagógicas integradas
se encontram em curso em alguns espaços, como exemplo da escola da ponte em
Portugal, e aqui no Brasil, em estados e municÃpios com gestores e comunidades
escolares comprometidas com a qualidade do ensino público, resultando na
elevação dos Ãndices de avaliação das suas escolas, principalmente do IDEB,
como exemplo as escolas do MunicÃpio de LicÃnio de Almeida, aqui no estado da
Bahia.
É
importante mencionar que a escola pública só se fortalece se houver
participação dos atores da comunidade, em todos os segmentos das escolas,
compreendendo reuniões de pais e mestres, eventos, o colegiado e outros. E esta
relação de todos os atores envolvidos, com as atividades da escola pública,
cria um espaço de discussão com objetivos de aprimorar a qualidade do ensino
público, fortalecendo a cidadania e a consolidação da democracia.
Salvador-Ba,
19 de dezembro de 2023.
Osvaldino
Vieira de Santana