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O tema de hoje e sobre
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA.
Analisando o cotidiano da educação pública no Brasil, vamos constatar que o movimento de participação da família na escola é relativamente novo.
O cenário social mudou muito nos últimos anos e vivemos hoje a chamada sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e e produzir conhecimento.
Isso trouxe uma maior necessidade de que a família esteja presente no processo de escolarização dos seus filhos.
A obrigatoriedade da escolarização, a carga horária de trabalho de pais e mães, são fatores que não podem ser desconsiderados, pois afetam diretamente a qualidade da educação.
Dessa maneira a escola precisa reinventar a forma de se relacionar com a família e ajudar esta a assumir o seu papel de educadora.
Existem vários fatores que inviabilizam a participação da família na vida escolar de seus filhos:
Tais como:1) a falta de conhecimento de conteúdos escolares pode fazer com que o pai se sinta incapaz de orientar e cobrar de seu filho maior dedicação para a aprendizagem
2) a falta de autoridade, controle e acompanhamento dos pais em relação a educação dos filhos, muito comum nos dias de hoje, pode fazer com que estes sintam-se impotentes diante das vontades e exigências das crianças e dos adolescentes, que terminam decidindo ir ou não à escola, resultando na evasão e desistência escolar.
3) não fazer as atividades escolares, respeitar ou não seus professores e os colaboradores da escola, são alguns fatores, entre outros não mencionados agora, que dificultam a integração de família e escola.
4) Também, Algumas famílias, às vezes, não vê a escola como espaço fundamental de formação e preparo para a vida futura, mas como algo sem sentido e obrigatório, que precisa ser cumprido com o mínimo de esforço, para não ter problemas com os órgãos de proteção às crianças e adolescentes, ou impedimento de receber algum benefício.
5) Vale ressaltar que a falta de abertura da escola para a participação da família pode causar um distanciamento e prejudicar o processo de aprendizagem do estudante.
A participação dos pais no cotidiano escolar, na maioria das vezes, precisa ser incentivada pela própria escola para alcançar bons resultados, e assim o tripé: estado, escola e família enfrentarem os enormes problemas e desafios da educação pública.
O fortalecimento de todos atores que constituem a comunidade escolar, se torna uma força decisiva para o enfrentamento do elitismo brasileiro, que é esse sistema político vigente e atrasado, que mantém privilégios para poucos, e a total exclusão da maioria da população brasileira.
Nesse sentido, a participação passa a ser uma ferramenta contra o autoritarismo, contra o abuso de poder, contra a corrupção ou qualquer espécie de tirania do acesso à verdadeira Cidadania.
Exemplo prático da atuação do Colegiado Escolar, dificultar e inibir através da fiscalização e pressão popular, que os gestores públicos desviem recursos destinados às escolas(creches, merendas, internet, ajustes salariais dos profissionais da educação…) para os bolsos de artistas milionários e famosos, noticiados atualmente pela grande imprensa.
Esclarecendo, que essa temática, não tem como objetivo, isentar o Estado de suas responsabilidades primordiais de criação, manutenção e melhoria das escolas, depositando essas sobre as famílias, funcionários, professores e diretores, mas trata-se de buscar melhorar qualitativamente os serviços prestados pela instituição escolar como sendo propriedade coletiva.
No próximo vídeo, vamos falar sobre o PDDE- Programa dinheiro direto na escola, você mãe, você pai, ou responsável pelo seus filho na escola, precisam dessas importantes informações, para uma boa atuação nas reuniões de pais e mestres, Conselho escolar e demais Colegiados que são importantes espaços da boa primordial discussão sobre o avanço da Qualidade da educação Pública em nosso País.
Um forte abraço, te espero no próximo vídeo!
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