A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

Olá Pessoal, esse é mais um  vídeo de curta duração, peço que você assista até o final, e também se inscreva em nosso canal e compartilhe com seus amigos.

O tema de hoje e sobre 

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

 

Analisando o cotidiano da  educação pública no Brasil, vamos constatar que o movimento de  participação da família na escola é relativamente novo.

 

O cenário social mudou muito nos últimos anos e vivemos hoje a chamada  sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e  e produzir conhecimento.  

 

Isso trouxe uma maior necessidade de que a família esteja presente no processo de escolarização dos seus filhos.

 

A obrigatoriedade da escolarização, a carga horária de trabalho de pais e mães, são fatores que não podem ser desconsiderados, pois afetam diretamente a qualidade da educação.

 

Dessa maneira a escola precisa reinventar a forma de se relacionar com a família e ajudar esta a assumir o seu papel de educadora.

 

 Existem vários fatores que inviabilizam a participação da família na vida escolar de seus filhos:

Tais como:1)  a falta de conhecimento de conteúdos escolares pode fazer com que o pai se sinta incapaz de orientar e cobrar de seu filho maior dedicação para a aprendizagem

 

 2)  a falta de autoridade, controle e acompanhamento dos pais em relação a educação dos filhos, muito comum nos dias de hoje, pode fazer com que estes sintam-se impotentes diante das vontades e exigências das crianças e dos adolescentes, que terminam decidindo ir ou não à escola, resultando na evasão   e desistência escolar.


 

3)  não fazer as atividades escolares, respeitar ou não seus professores e os colaboradores da escola, são alguns fatores, entre outros não mencionados agora,   que dificultam a integração de  família e escola. 

 

4) Também, Algumas  famílias, às vezes, não vê a escola como espaço fundamental de formação e preparo para a vida futura, mas como algo sem sentido e obrigatório, que precisa ser cumprido com o mínimo de esforço, para não ter problemas com os órgãos de proteção às crianças e adolescentes,  ou impedimento de receber algum benefício.

 

5) Vale ressaltar que  a  falta de abertura da escola para a participação da família pode causar um distanciamento e prejudicar o processo de aprendizagem do estudante.

 

 A participação dos pais no cotidiano escolar, na maioria das vezes, precisa ser incentivada pela própria  escola para alcançar   bons resultados, e assim  o tripé: estado, escola e família enfrentarem os enormes  problemas e desafios da educação pública.

 

O fortalecimento de todos atores que constituem a  comunidade escolar, se torna uma força decisiva para o enfrentamento do elitismo brasileiro, que é esse sistema político vigente e  atrasado, que mantém privilégios para poucos, e a total  exclusão da maioria da população brasileira.


Nesse sentido, a participação passa a ser uma ferramenta contra o autoritarismo, contra o abuso de poder, contra a corrupção ou qualquer espécie de tirania do acesso à verdadeira Cidadania.


Exemplo prático da atuação do Colegiado Escolar, dificultar e  inibir através da fiscalização e pressão popular, que os gestores públicos desviem recursos destinados às escolas(creches, merendas, internet, ajustes salariais dos profissionais da educação…)  para os bolsos de artistas milionários e famosos,  noticiados atualmente pela grande imprensa.


Esclarecendo, que essa temática, não tem como objetivo, isentar o Estado de suas responsabilidades primordiais de criação, manutenção e melhoria das escolas, depositando essas sobre as famílias, funcionários, professores e diretores, mas trata-se de buscar melhorar qualitativamente os serviços prestados pela instituição escolar como sendo propriedade coletiva. 


No próximo vídeo, vamos falar sobre o PDDE- Programa dinheiro direto na escola, você mãe, você pai, ou responsável pelo seus filho na escola, precisam dessas importantes informações, para  uma boa atuação nas reuniões de pais e mestres, Conselho escolar e demais Colegiados que  são importantes espaços da boa primordial discussão sobre o avanço da Qualidade da educação Pública em nosso País.


 

Um forte abraço, te espero no próximo vídeo!

Lembrando mais uma vez, não esqueça de acessar nosso site, e se inscreva em nosso canal do Youtube, onde você encontrará mais assuntos como esse.

 

 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato